Língua: Georgiano
Moeda: Lari
Visto: Dispensa visto de turista para Brasileiros até 90 dias.
Vacinas: Não é necessária nenhuma vacina
Clima
Apesar de ser um país pequeno, a Geórgia é um país de clima bastante diverso. Na zona costeira apresenta um clima ameno, mas bastante chuvoso, na parte oriental apresenta clima seco continental e clima alpino na região montanhosa do Cáucaso.
Se está pensando em ir para a Geórgia, tente viajar na primavera ou no verão que você vai encontrar um clima mais agradável, mas ainda terá o clima alpino nas montanhas.
Cultura
Mais de 1500 anos de história, a música e a dança tradicionais da Geórgia são uma grande atração no país, a música georgeana Chakrulo é parte do patrimônio cultural do mundo. Em 2001 a UNESCO reconheceu a música polifônica como “uma obra prima da herança cultural do mundo”.
A Geórgia é conhecida como o berço do vinho, com 18 denominações de origem de vinhos e 525 variedades de uvas indígenas e a tradição de fermentação subterrânea em vasos de barro mais longa do mundo. Vale ressaltar que o modo de vinificação da Geórgia, em panelas de barro chamado “Qvevri”, é Patrimônio Imaterial da UNESCO.
Gastronomia
Uma lenda da Geórgia diz que, quando Deus estava a criar o mundo, fez uma pausa para comer e tropeçou nas montanhas do Cáucaso, deixando cair parte da comida, tornando esta terra abençoada pelos restos da comida celestial.
O país também é classificado como o quarto na Europa com a melhor comida e bebida, seu rico e exclusivo uso de ervas e especiarias para pratos ousados, mas equilibrados, e tradições de fazer torta de pão com queijo da Geórgia, o “Khachapuri”, e os tradicionais bolinhos de massa georgianos, “Khinkali”.
Principais cidades
Tbilisi
Tbilisi é a capital e principal cidade da Georgia. Aqui você verá atrações como o Forte Narikala, Catedral de Sameba, Catedral de Svetitskhoveli, a ponte da paz, o parque Mtatsminda e muitas outras atrações.
Facilmente se vê na cidade as características soviéticas, além de outras turcas e até árabes. Há igrejas ortodoxas e católicas, sinagogas e mesquitas. Logo você vai perceber que está na fronteira entre a Europa e a Ásia, a meio caminho entre a Rússia, a Turquia e o Irã.
O perfil multicultural é um dos grandes charmes da cidade.
Kutaisi
A 230 km de Tbilisi, é a terceira maior cidade da Geórgia. A cidade tem várias atrações, o monastério de Motsameta, a Catedral de Bagrati, o Mosteiro de Ghélati, o Jardim botânico de Kutaisi, entre dezenas de outras atrações.
Kutaisi é uma cidade intrigante, mas seus arredores são a grande atração.
Batumi
A segunda maior cidade da Geórgia esta situada na costa do Mar Negra. Devido a sua posição geográfica, a cidade foi dominada por vários impérios e povos, o que resultou em uma vasta riqueza cultural e arqueológica.
Entre os atrativos da cidade podemos citar a Torre do Alfabeto, a Praça Europa, Praça Batumi, Palácio Domingo, Palácio Sting, a fortaleza Gonio-Apsaros, entre muitos outros.